O ambiente é um assunto que o preocupa? Se, na dupla qualidade de cidadão e consumidor, procura sempre contribuir para um Planeta mais saudável, vai gostar de ler este artigo. De facto, ao escolher uma mala de cortiça, uma carteira de cortiça ou qualquer outro produto da nossa coleção está a tomar uma decisão ecologicamente responsável, inteiramente eco-friendly.

Em termos simples, escolher produtos de moda em cortiça é defender o Montado (florestas de sobreiros) e defender o Montado é proteger o Planeta. É tão simples quanto isso. A seguir explicamos porquê.

O que é e de onde vem a cortiça

A cortiça não é mais do que a casca do tronco dos sobreiros (Quercus suber), de onde é extraída pela primeira vez quando a árvore atinge os 30 anos de idade e depois a cada nove anos. Os sobreiros são árvores magníficas presentes sobretudo no sudoeste da Europa (nomeadamente na Península Ibérica) e também no nordeste de África.

Portugal destaca-se como o país com a maior área de Montado do mundo e é também o maior exportador mundial de cortiça, 80% da qual é utilizada para produção de rolhas, sendo os sobreiros predominantes nas enormes extensões das planícies alentejanas e no Algarve, no sul do País. O Montado de sobro representa 21% da área florestal de Portugal, sendo responsável por aproximadamente 50% da produção mundial de cortiça. É um ecossistema de equilíbrio delicado protegido pela legislação do País, que o candidatou recentemente a Património Mundial da Humanidade, aguardando-se uma decisão da UNESCO sobre este assunto em 2018/19.

Os sobreiros estão classificados como Árvore Nacional de Portugal desde 2011 e o seu abate é proibido e penalizado em todo o território. Mas é igualmente importante frisar que a colheita da cortiça não danifica a árvore, pelo contrário, melhora a saúde dos sobreiros, que chegam a viver 200 anos. Depois de cada colheita a árvore volta a produzir uma nova camada de cortiça com a mesma qualidade da anterior.

Cortiça: um material 100% eco-friendly

Portanto, a cortiça é renovável (volta a crescer após a colheita). Mas é também reciclável. A partir da reciclagem das rolhas de cortiça, por exemplo, produzem-se materiais de construção (a cortiça é um isolante excecional) e também para as indústrias automóvel e aeroespacial, entre outras. A cortiça é, ainda, 100% biodegradável.

Felizmente, a consciência ambiental da humanidade desenvolveu-se muito nos anos mais recentes, sobretudo devido ao problema das alterações climáticas. Atualmente a maioria de nós está consciente da importância das nossas decisões do dia-a-dia para o futuro do Planeta e a indústria da moda, por opção ou pressionada pelos consumidores, sente-se também ela na necessidade de encontrar materiais mais sustentáveis e amigos do ambiente e dos animais.

Neste aspeto, a cortiça distingue-se de todos os outros materiais e não tem rival. É 100% natureza, uma alternativa verde aos produtos sintéticos. Mas atenção, não é por ser um produto 100% natural que a cortiça perde em qualidade para os restantes materiais. É justamente o oposto. Usar uma mala de cortiça é usar natureza, mas as propriedades deste material são únicas e impressionantes (descubra-as em cortiça: conheças as propriedades que a aproximam da perfeição).

Extraordinariamente flexível a cortiça pode e já está a substituir com vantagem os produtos poluentes tradicionalmente utilizados pela indústria da moda. É uma alternativa eco-friendly que, para além das suas características próprias, possui ainda duas vantagens adicionais a considerar por todos quantos se preocupam com o Planeta: a sua extração tem uma pegada ecológica incomparavelmente inferior à da produção de plásticos e no próprio processo de fabrico dos produtos todo o desperdício é usado para fazer outros materiais. Como dizia Lavoisier, “nada se perde, tudo se transforma” e esta máxima é especialmente verdadeira no caso da cortiça.

Na Montado, a cortiça é a nossa matéria-prima de eleição: é parte da nossa cultura enquanto Portugueses e está na génese da criação da nossa marca. Há 40 anos que trabalhamos no setor dos acessórios de moda. Com a criação da Montado passámos a fazer moda eco-friendly e a contribuir para um mundo melhor. E temos tanto orgulho disso. Devemo-lo a este material incrível, a cortiça, que trabalhamos com paixão.

A colheita da cortiça ajuda a combater o aquecimento global

As florestas de sobreiros são um extraordinário exemplo do equilíbrio entre a defesa do ambiente e o desenvolvimento económico. Dito de outra forma, são um magnífico exemplo de desenvolvimento sustentável, a base da economia do futuro. Sabem quantas árvores são abatidas para extrair cortiça ou para fazer produtos de moda em cortiça como os nossos? Zero. Nicles. Nenhuma. E isso é muito significativo. A importância ambiental do Montado é grande e pode ser abordada de diversos ângulos.

Comecemos pelo aquecimento global. Calcula-se que todos os anos as florestas de sobro retenham cerca de 14 milhões de toneladas de CO2, um contributo precioso para reduzir os gases com efeito de estufa que são emitidos para a atmosfera e que estão na origem das alterações climáticas.

Quem não conhece o Montado pode ser levado a pensar: mais um motivo para não andarem a retirar cortiça destas árvores! Mas isso não é problema, bem pelo contrário. É que está provado que o processo de regeneração natural que sucede ao descortiçamento não apenas melhora a saúde das árvores como ainda aumenta a sua capacidade de retenção de CO2 – após a extração da cortiça os sobreiros passam a reter 5 vezes mais CO2! Impressionante, não? E mais, os produtos transformados de cortiça mantêm a capacidade para fixar Dióxido de Carbono!

O Montado conserva o solo e previne a desertificação As florestas de sobreiros desempenham um papel fundamental na conservação do solo e constituem um fator da máxima importância para a prevenção da desertificação em Portugal.

Não tenhamos ilusões, não há ambiente sem economia nem economia sem ambiente. A definição de desenvolvimento sustentável aponta exatamente para essa realidade. E a cortiça combina na perfeição essas duas vertentes: é economicamente viável e ambientalmente responsável. Enquanto sistema agro-florestal bem-sucedido contribui para a melhoria da qualidade de vida das populações que dela vivem e evita o despovoamento de um território agreste e árido.

Por outro lado, ao devolver os nutrientes das camadas mais profundas do solo à superfície através das folhas caídas, aumenta a quantidade de matéria orgânica dos solos, o que é essencial para tornar o solo fértil, aumentar a retenção da água e regular o ciclo hidrológico. A copa dos sobreiros contribui ainda para prevenir a erosão e diminuir a evaporação devido à imensa capacidade dos sobreiros para reter água. Sempre verde, esta copa das árvores é ainda responsável pela criação de um microclima que diminui as temperaturas extremas e aumenta a duração da época das sementeiras.

Tendo em consideração o clima destas regiões e a pobreza do solo, não existe nenhuma alternativa à cortiça igualmente sustentável. Vilas inteiras devem a sua vida à riqueza que ela cria e distribui.

Um hotspot de biodiversidade

O Montado é um hotspot de vida. De acordo com a World Wildlife Fund (WWF) “as florestas de sobreiros suportam um dos maiores níveis de biodiversidade entre os habitats de florestas e o nível de diversidade mais elevado de plantas existente em qualquer parte do mundo”. Qual a melhor forma de preservar esta riqueza de fauna e flora? Preferir produtos de cortiça sempre que eles possam existir como alternativa aos sintéticos.

Equiparado a paraísos como a Amazónia, a savana Africana ou o Bornéu, o frágil Montado é considerado um dos 35 ecossistemas mundiais mais importantes para a conservação da biodiversidade. Mais de duzentas espécies de animais e 135 espécies de plantas encontram nele as condições ideais para a sua sobrevivência. Algumas destas espécies são raras, outras estão em vias de extinção, como é o caso da Águia de Bonelli, da Águia-imperial, da Cegonha-preta e do Lince Ibérico, o felino mais ameaçado a nível mundial.

Existem nos Montados mais de 160 espécie de aves, que encontram na sempre verde copa dos sobreiros esconderijo durante todo o ano e abrigo durante a nidificação. Este é também o habitat ideal para 24 espécies de répteis e anfíbios e mais 37 outras de mamíferos. E milhões de aves migratórias encontram nele um habitat temporário.

Mas a riqueza do Montado é ainda mais impressionante no que respeita a flora. Basta pensar nisto: existem no Montado cerca de 12000 plantas endémicas, número que representa cerca de 50% do total das que existem nestas florestas, o que faz delas as terceiras a nível mundial em rácio de plantas endémicas.

Em conclusão

Ao optar por produtos de cortiça está a alimentar um ciclo virtuoso benéfico para a economia e para o Planeta. A proteger um ecossistema frágil mas de enorme importância para pessoas, animais e plantas – um exemplo de desenvolvimento sustentável, de um futuro que se quer mais próximo.

Mais especificamente, ao preferir comprar uma mala de cortiça em alternativa a uma mala sintética, está a contribuir para o combate ao aquecimento global, a evitar o despovoamento e a desertificação, a preservar a biodiversidade e a contribuir para o bem-estar dos muitos que dependem desta atividade económica. E lembre-se: nenhuma árvore é abatida pela indústria da cortiça é Portugal. Nenhuma.

E não esqueça ainda outra coisa: a cortiça é linda! :)