Ok, quer saber porque é que há tanto buzz em redor da cortiça? Porque é que se tornou trendy? O que ela tem realmente de tão especial? Bem, nestas coisas da cortiça, na Montado corremos sempre o risco de nos tornarmos exaustivos. É a nossa paixão, é quase inevitável. Por isso, e para facilitarmos a sua leitura, decidimos fazer uma lista. Aqui ficam, então:

9 razões para escolher um acessório de moda de cortiça

1. A cortiça é 100% Natural

Cem.Por.Cento. O que é a cortiça? A casca dessa magnífica árvore que é o sobreiro, que em Portugal foi classificada como Árvore Nacional, sendo o seu abate proibido e penalizado em todo o território nacional. A cortiça é “apenas” isso: uma matéria-prima 100% orgânica, totalmente amiga do ambiente, com a qual fazemos malas, carteiras, calçado e outros produtos. Por vezes pensamos que é um pequeno milagre da natureza. Nas restantes vezes temos a certeza disso.

2. É um material sustentável

Nenhuma árvore é derrubada ou danificada para obter cortiça. Cada sobreiro vive em média entre 150 a 200 anos e a colheita da cortiça faz-se em ciclos de nove. Feitas as contas, cada sobreiro fornece cortiça cerca de 50 vezes. Ou seja, a cortiça é uma matéria-prima renovável. Avós, pais, filhos, netos… quantas gerações são 150 anos?

3. Leve como uma pena

Tão leve que flutua. Mais de 50% do volume da cortiça é ar. Sim, ar. A cortiça pesa apenas 0,16g por centímetro cúbico. Se a sua mala mais parece a do Sport Billy (lembram-se dele?), a última coisa que lhe interessa é que mesmo vazia ela já seja pesada. Com a cortiça não tem esse problema, é leve como uma pena.

4. É elástica e resistente

Uma mala feita com uma matéria-prima cujo volume é 50% ar? Percebemos a desconfiança, mas a verdade é que a cortiça é uma matéria-prima única. A cortiça aguenta enormes pressões sem quebrar, limitando-se a esticar e a voltar ao formato original quando a pressão deixa de existir. É a chamada memória elástica. A sua resistência resulta dessa compressibilidade e elasticidade – é o único sólido que pode ser comprimido num dos lados mantendo o seu formato original no outro.

5. Resiste à humidade e é impermeável

As paredes das células da cortiça são revestidas de suberina e ceróides, propriedades que a tornam praticamente impermeável a líquidos e a gases. Adicionalmente, a sua enorme resistência à humidade permite-lhe evitar a oxidação e apodrecimento e envelhecer sem se deteriorar.

6. É extremamente suave ao toque

Não há muito a dizer sobre este ponto a não ser que quem já teve um pedaço de cortiça na mão sabe exactamente do que estamos a falar e é um dos aspectos mais apaixonantes desta material incrível. Tocar num artigo de cortiça é um prazer para os seus dedos.

7. Resiste ao fogo

Os portugueses sabem-no bem. A calamidade dos incêndios florestais que Verão após Verão assolam a o país afeta sobretudo eucaliptais e pinhal, mas quase sempre poupa o Montado porque a cortiça é um retardador natural do fogo. Além disso, não liberta gases tóxicos durante a combustão. A substituição de zonas de eucaliptal por novas áreas de Montado como forma de prevenir os incêndios é uma medida consensual entre os especialistas na área.

8. Confortável e hipoalergénica

As microscópicas almofadas gasosas que formam as suas células fazem da cortiça uma matéria prima extremamemte confortável e com uma capacidade única para absorver os choques e aliviar a pressão sobre as articulações e coluna. Mas há mais: a temperatura natural da cortiça é muito semelhante à do corpo humano, o que contrbui para aumentar a sensação de conforto. E ainda mais: a cortiça é essencialmente inodora e os produtos que a usam não adquirem maus-cheiros. E ainda mais: a cortiça não absorve pó e previne alergias.

9. Fácil de limpar

Não é uma característica de menor importância. Devido à sua impermeabilidade, os artigos de cortiça são de limpeza muito fácil. Basta um pano húmido e um detergente de PH neutro como o sabão para fazer o serviço. A qualidade e beleza da cortiça está garantida independentemente no número de vezes que o produto seja lavado e bem sabemos que não é assim com todos os materiais.

Prometemos não ser exaustivos e assim sendo ficamos por aqui. Convencidos a adquirir uma mala de cortiça? Talvez uma carteira? Ou uns ténis? Estamos perante uma matéria-prima tão perfeita que até hoje nenhum processo industrial ou tecnológico a conseguiu replicar.

Em Portugal há séculos que usamos cortiça no fabrico de rolhas para os melhores vinhos de todo o mundo. Somos o maior exportador mundial de cortiça e orgulhamo-nos disso. Queremos levá-la ao mundo. Na Montado, fazemo-lo em forma de acessórios de moda: malas, carteiras, calçado, cintos… de cortiça, com arte.